Título
O OLHAR DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM SAÚDE MENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
Ariane Moreira Coelho (Relatora)
Daniele Rodrigues Da Silva
Geiza Lisboa Rolim
Mateus Andrade Ferreira
Vitória Bezerra Nogueira
Fernanda Formiga Flávio
Modalidade
Comunicação coordenada
Área
Enfermagem em Saúde Mental

Resumo
Introdução: A disciplina de saúde mental tem a função de ofertar aos alunos embasamentos teóricos, práticos e humanistas que deverão formar um futuro profissional capacitado, com saber teórico e com práticas de sensibilidade que condizem com as reais necessidades da população. Objetivo: Descrever a importância da disciplina de saúde mental para a construção acadêmica. Métodos: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência, que foi desenvolvido durante o semestre 2016.2 ao longo da disciplina de saúde mental. Resultados: Diante dos objetivos da disciplina Enfermagem em Saúde Mental, observa-se que os discentes possuem dificuldades em compreender esse conteúdo e conceitua-lo de forma adequada a primeiro momento. Assim como a não valorização da disciplina por parte desses e os reduzidos momentos de atividades práticas vivenciadas ao longo da graduação são atenuantes para essa situação. O esforço da docente em sensibilizar os alunos acerca de conceitos de cidadania e inclusão social foi primordial para a compreensão da essência dos anos de luta em prol daqueles ditos alienados. Assim como o processo de construção do saber agir e reagir com pertinência, combinar e mobilizar recursos, saber transpor e estimular o aprender do discente fez com que o processo aprendizado fosse bem sucedido. Considerações finais: Em virtude dos fatos apresentados, torna-se necessário a elaboração de novos pressupostos pedagógicos, que incluíssem as práticas de saúde mental em estágios supervisionados com o intuito de maior visibilidade e estimulação do campo para desenvolver competências nos alunos, para que como futuros enfermeiros atuem na área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental de forma satisfatória.

Descritores: Saúde mental; Enfermagem; Ensino.