Título
EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
Thaynara Maria Oliveira de Albuquerque (Relatora)
Gicelly Cavalcante Ramalho
Jovelina Fernandes
Fabiana Ferraz Queiroga Freitas
Kennia Sibelly Marques de Abrantes
Modalidade
Comunicação coordenada
Área
Enfermagem em Saúde Coletiva

Resumo
Introdução A educação em saúde no Brasil continua sendo um desafio para os profissionais, visto que, necessita da junção entre as oportunidades ofertadas para a manutenção da saúde sua promoção e a prevenção de agravos de forma prático educativo, proporcionando ao sujeito o emponderamento sobre sua vida, e, é na Estratégia Saúde da Família (ESF), como uma das portas de entrada para o Sistema Único de Saúde, que devemos contar com profissionais capacitados à estimular o sujeito, família e comunidade ao autocuidado e autonomia no processo saúde/doença Objetivo: Subsidiar a reflexão sobre educação permanente enquanto modalidade adequada e eficaz para o agir profissional. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a prática de metodologias ativas na disciplina de Saúde Coletiva II do curso de graduação em Enfermagem da UFCG. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica do gibi, a partir de leitura reflexiva de artigos. Resultados: A Técnica do Gibi proporcionou um olhar aguçado a cerca da educação permanente na ESF. Destacaram-se as categorias consulta de enfermagem baseada no modelo biomédico, enfatizando uma prática ainda evidente nos serviços de atenção à saúde brasileiro; inclusão familiar no tratamento como estratégia incentivadora a adesão dos hábitos saudáveis de vida; e educação permanente, ferramenta que subsidia ações de enfermagem com reflexão crítica, curiosidade, criatividade e investigação, motivando o autoconhecimento, aperfeiçoamento e atualização profissional, conduzindo à um agir com excelência. Considerações finais: A educação permanente possibilita o aprimoramento e comprometimento profissional, aperfeiçoando a assistência ofertada, além de contribuir com a integração dos sujeitos envoltos no processo do cuidar.

Descritores: Educação continuada, Enfermagem, Atenção Primária à Saúde.