Título
|
EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
|
Autores
|
Thaynara Maria Oliveira de Albuquerque (Relatora)
Gicelly Cavalcante Ramalho
Jovelina Fernandes
Fabiana Ferraz Queiroga Freitas
Kennia Sibelly Marques de Abrantes
|
Modalidade
|
Comunicação coordenada
|
Área
|
Enfermagem em Saúde Coletiva
|
Resumo
Introdução A educação em saúde no Brasil continua sendo um desafio para os profissionais, visto que, necessita da junção entre as oportunidades ofertadas para a manutenção da saúde sua promoção e a prevenção de agravos de forma prático educativo, proporcionando ao sujeito o emponderamento sobre sua vida, e, é na Estratégia Saúde da Família (ESF), como uma das portas de entrada para o Sistema Único de Saúde, que devemos contar com profissionais capacitados à estimular o sujeito, família e comunidade ao autocuidado e autonomia no processo saúde/doença Objetivo: Subsidiar a reflexão sobre educação permanente enquanto modalidade adequada e eficaz para o agir profissional. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a prática de metodologias ativas na disciplina de Saúde Coletiva II do curso de graduação em Enfermagem da UFCG. Os dados foram coletados utilizando-se a técnica do gibi, a partir de leitura reflexiva de artigos. Resultados: A Técnica do Gibi proporcionou um olhar aguçado a cerca da educação permanente na ESF. Destacaram-se as categorias consulta de enfermagem baseada no modelo biomédico, enfatizando uma prática ainda evidente nos serviços de atenção à saúde brasileiro; inclusão familiar no tratamento como estratégia incentivadora a adesão dos hábitos saudáveis de vida; e educação permanente, ferramenta que subsidia ações de enfermagem com reflexão crítica, curiosidade, criatividade e investigação, motivando o autoconhecimento, aperfeiçoamento e atualização profissional, conduzindo à um agir com excelência. Considerações finais: A educação permanente possibilita o aprimoramento e comprometimento profissional, aperfeiçoando a assistência ofertada, além de contribuir com a integração dos sujeitos envoltos no processo do cuidar.
Descritores: Educação continuada, Enfermagem, Atenção Primária à Saúde.