Título
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO: UMA VISÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Autores
Mário Hélio Antunes Pamplona (Relator)
Gustavo Coêlho de Oliveira
Wagner Maciel Sarmento
Poliana Carla Batista de Araújo
Izabel Patrício Bezerra
Paula Frassinetti Oliveira Cezário
Modalidade
Comunicação coordenada
Área
Enfermagem em Saúde Coletiva

Resumo
INTRODUÇÃO: A educação em saúde nos serviços penitenciários é primordial para a construção de saberes e práticas que visem à edificação e consolidação de um Sistema Único de Saúde de qualidade e excelência, onde o público torna-se sujeito da atividade. OBJETIVOS: Relatar a importância da educação em saúde no sistema penitenciário por meio da vivência de acadêmicos no curso de enfermagem. METÓDO: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiências, realizado no mês de maio de 2017, por meio da vivência dos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem em atividades de educação em saúde na cadeia pública feminina no município do alto sertão paraibano. RESULTADOS: Durante a realização das atividades de educação em saúde, foi perceptível a interação de todas as mulheres presentes, onde puderam compartilhar saberes e experiências quanto às temáticas abordadas. Foram utilizadas técnicas ativas que proporcionaram o afastamento do modelo tradicional de ensino, pois esse é considerado um método falho para o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando assim, o empoderamento das participantes. A participação ativa nas ações permite a aproximação dos acadêmicos com a realidade penitenciária, possibilitando identificar fatores de riscos para a saúde associados ao regime prisional. CONCLUSÃO: Averiguou-se a necessidade de realizar abordagens subsequentes sobre temáticas, relacionadas à saúde, para que haja a sensibilização, tornando-as autônomas e participantes ativas no seu processo de cuidado para que saibam lidar de forma positiva com os riscos e problemas que possam surgir na situação de cárcere privado.

Descritores: Educação em saúde. Prisões. Saúde pública.