Título
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METODOLOGIA ATIVA COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Autores
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Jeysica Paloma Medeiros dos Santos (Relatora)
Letícia de Sousa Eduardo
Thamires Regina Matias Bezerra
Kennia Sibelly Marques de Abrantes
Fabiana Ferraz Queiroga Freitas
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Modalidade
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Comunicação coordenada
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Área
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Enfermagem em Saúde Coletiva
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Resumo
Introdução: As metodologias ativas contribuem para o ensino aprendizagem e atuam rompendo os métodos tradicionais de ensino Objetivo: Relatar a experiência acerca da utilização da metodologia ativa no ensino superior. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a aplicação de metodologias ativas na disciplina de Saúde Coletiva do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no munícipio de Cajazeiras-PB, desenvolvida em maio de 2017. Inicialmente foi realizado a leitura de um artigo referente aos aspectos contemplados na consulta de enfermagem ao paciente com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) atendido no Programa Saúde da Família. Após isso utilizou-se a técnica do gibi. Resultados: Destacaram-se três categorias: conceito da HAS; epidemiologia; e atuação do enfermeiro na consulta de enfermagem. Quanto ao conceito da HAS a imagem ilustrava o personagem “Chico Bento” e “Zé Lelé” espantados olhando para um ovo, associado à HAS como sendo uma bomba prestes a explodir, por esta ser considerada uma doença silenciosa que transmite medo, insegurança e vulnerabilidade ao portador face sua cronicidade. Com relação aos aspectos epidemiológicos foi utilizada a imagem do “Cebolinha’’ deitado na rede dormindo, associado ao estilo de vida e sedentarismo, que somado ao fator hereditário pode causar a HAS. Tratando-se da atuação de enfermagem, utilizou-se a imagem de “Dona Marocas” e “Nhô Lau” conversando com os demais personagens, relacionada a importância da capacitação dos profissionais acerca da consulta de enfermagem como ferramenta que distancia a atuação profissional da negligência, imprudência e imperícia. Considerações finais: A realização da técnica do gibi permitiu aprendizado lúdico e prazeroso, com problematização da consulta de enfermagem e discussão de estratégia de intervenção na Atenção Primária.
Descritores: Educação superior; Enfermagem; Aprendizado Ativo.