Título
METODOLOGIA ATIVA COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
Jeysica Paloma Medeiros dos Santos (Relatora)
Letícia de Sousa Eduardo
Thamires Regina Matias Bezerra
Kennia Sibelly Marques de Abrantes
Fabiana Ferraz Queiroga Freitas
Modalidade
Comunicação coordenada
Área
Enfermagem em Saúde Coletiva

Resumo
Introdução: As metodologias ativas contribuem para o ensino aprendizagem e atuam rompendo os métodos tradicionais de ensino Objetivo: Relatar a experiência acerca da utilização da metodologia ativa no ensino superior. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a aplicação de metodologias ativas na disciplina de Saúde Coletiva do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no munícipio de Cajazeiras-PB, desenvolvida em maio de 2017.  Inicialmente foi realizado a leitura de um artigo referente aos aspectos contemplados na consulta de enfermagem ao paciente com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) atendido no Programa Saúde da Família. Após isso utilizou-se a técnica do gibi. Resultados: Destacaram-se três categorias: conceito da HAS; epidemiologia; e atuação do enfermeiro na consulta de enfermagem. Quanto ao conceito da HAS a imagem ilustrava o personagem “Chico Bento” e “Zé Lelé” espantados olhando para um ovo, associado à HAS como sendo uma bomba prestes a explodir, por esta ser considerada uma doença silenciosa que transmite medo, insegurança e vulnerabilidade ao portador face sua cronicidade. Com relação aos aspectos epidemiológicos foi utilizada a imagem do “Cebolinha’’ deitado na rede dormindo, associado ao estilo de vida e sedentarismo, que somado ao fator hereditário pode causar a HAS. Tratando-se da atuação de enfermagem, utilizou-se a imagem de “Dona Marocas” e “Nhô Lau” conversando com os demais personagens, relacionada a importância da capacitação dos profissionais acerca da consulta de enfermagem como ferramenta que distancia a atuação profissional da negligência, imprudência e imperícia. Considerações finais: A realização da técnica do gibi permitiu aprendizado lúdico e prazeroso, com problematização da consulta de enfermagem e discussão de estratégia de intervenção na Atenção Primária. 

Descritores: Educação superior; Enfermagem; Aprendizado Ativo.